pare e pense

Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, 2 de novembro de 2010

As Institutas - João Calvino



















Sinopse:

As Institutas ou Tratado da Religião Cristã é um dos livros fundamentais da Reforma Protestante do séc. XVI. Escrito por João Calvino (1509-1564), é o texto básico da teologia da Reforma. Está organizado em quatro volumes. A edição clássica é uma tradução da versão em latim, de 1559.

A Institutio christianae religionis (Instituição da Religião Cristã) é um manual de instrução cristã, ou, como dirá Calvino, um resumo, uma “suma”, do ensino doutrinário próprio para a formação de um cristão. Este livro de João Calvino é a obra mais influente da Reforma Protestante e depois das Escrituras Sagrada não há nada que se compare a ela. As Institutas começaram com Deus, concluíram com Deus e encontraram todas as coisas em Deus, o Deus triúno. Calvino escreveu com clareza, com uma lógica de advogado. Escreveu eloqüentemente, como um autor que maneja com perícia as suas palavras. Escreveu brilhantemente, com uma mente que aprende a inteireza da verdade de Deus como é possível ao homem conhecê-la. Escreveu apaixonadamente, com um coração devotado inteiramente ao seu Senhor. E escreveu humildemente, porquanto sua vida tinha sido resgatada do lamaçal do pecado unicamente pela graça de Deus. Ninguém havia escrito assim anteriormente. E, posteriormente, ninguém conseguiu escrever de maneira a aproximar a magnificência com que Calvino expôs as “verdades da religião cristã”.

O Calvinismo cristalizou a Reforma. Lutero e Zuínglio tinham modificado radicalmente a antiga religião, mas, para além do vigoroso realce dado í Palavra de Deus, as crenças reformadas careciam duma autoridade precisa, duma direção organizada e duma filosofia lógica. João Calvino deu-lhes tudo isso e mais ainda. Ele foi um daqueles raros caracteres em que o pensamento e a ação se conjugam e que, se chegam a deixar marca, gravam-na profundamente na história. A influência que ele exerceu desde a cidade de Genebra, que praticamente governou a partir de 1541 até í sua morte, em 1564, espalhou-se pela Europa inteira e mais tarde pela América.

DOWNLOAD Volume 1

DOWNLOAD Volume 2

DOWNLOAD Volume 3

DOWNLOAD Volume 4

4 comentários:

  1. Adorei os livros, muito obrigado meu irmão. Que DEUS abençoe muito sua vida!!!

    ResponderExcluir
  2. Não consigo fazer os downloads. D:

    ResponderExcluir